Como o preparo e planejamento de máquinas reduz o custo de operação?

Com uma vasta diversidade de maquinários, tipos de produtos e condições externas, o Preparo e Planejamento no gerenciamento de máquinas e implementos agrícolas tem se mostrado cada vez mais necessário nas atividades do campo.

Com isso, é possível saber o que fazer, como fazer, quando fazer e com o que fazer dentro de todo o processo, trabalhando de maneira mais eficiente possível. Devido à alta complexidade em todo o processo e a necessidade de altos investimentos da parte do produtor, negligenciar o planejamento pode acabar afetando negativamente nos resultados da sua empresa.

Para te ajudar a otimizar e maximizar o seu rendimento operacional, preparamos e organizamos todas as informações necessárias para que você saiba como gerenciar com máximo aproveitamento todo o preparo e planejamento dos seus equipamentos e insumos.

Continue lendo esta matéria até o final para saber mais!

Gestão de máquinas agrícolas

Se seu objetivo, assim como o da maioria dos produtores rurais, é atingir alta produtividade com lucros, o preparo e planejamento de máquinas faz parte de uma gestão agrícola eficiente. Todas as operações devem ser detalhadas e dimensionadas para que se possa estabelecer métricas, metas e assim, deixar o caminho até seu objetivo mais dinâmico e simplificado.

A gestão agrícola torna-se mais eficiente quando realizada através de um planejamento, que organiza e distribui os recursos disponíveis no tempo certo de cada atividade. Além disso, é possível evitar danos e perdas de alto custo, gerados por maquinários defeituosos.

Faça um roteiro para te auxiliar na execução das atividades agrícolas, mapeando as áreas das frotas, períodos específicos de cada frota em determinada área e quais atividades serão desenvolvidas.

Assim como mencionamos na matéria última matéria publicada: “As 5 melhores práticas na gestão de máquinas agrícolas e florestais”, um planejamento eficiente é capaz de organizar operações de manutenção e treinamento de operadores, aumentando ainda mais o aproveitamento das máquinas.

Custos das máquinas agrícolas

A relação custo x benefício do investimento se dá pela soma dos custos fixos e variáveis, que representam o custo total da máquina ou implemento em determinado período. Nesta etapa do planejamento é possível analisar a viabilidade de um possível investimento em uma nova máquina ou implemento agrícola.

Custo Fixo: está ligado à aquisição das máquinas e existe mesmo que as mesmas não estejam sendo utilizadas. São os custos como depreciação do bem, juros e encargos, seguros e espaço físico para o armazenamento da máquina.

Custos Variáveis: são geradas pelo uso sistemático da máquina ou implemento, tais como despesas com combustível, lubrificantes, pneus, reparos, filtros, graxa, dentre outros custos.

Operações das máquinas agrícolas

Dentre as principais atividades de máquinas agrícolas, destacam-se: Colheita, Transporte de grãos, Operações de semeadura e Pulverizações.

Para o melhor desempenho de cada uma destas atividades, é necessário o planejamento do ritmo operacional, evitando o desgaste e diminuindo o custo na operação com uso intensivo sem revisão, peças sem qualidade e usos inapropriados de operadores.

Inventário de máquinas agrícolas

Faz parte da gestão eficiente manter sempre atualizado o inventário dos recursos disponíveis, com o objetivo de analisar, ajustar e contabilizar as quantidades.

Deve conter informações como o tipo da máquina, o ano de fabricação, o valor de aquisição e o valor final, com base na estimativa da sua vida útil, informações fundamentais que auxiliam no desenvolvimento do planejamento.

Manutenção Preventiva

Os equipamentos agrícolas precisam estar disponíveis na hora certa para realização das atividades no campo. A manutenção e regulagem deve estar em dia para o sucesso da produtividade.

Vale ressaltar que a manutenção preventiva dos equipamentos é sempre a mais indicada, utilizada como uma forma de prevenir danos e atrasos no meio de uma operação, além disso, é mais econômica.

Com a tecnologia Trace Pack para gestão de máquinas agrícolas, é possível coletar, analisar e otimizar dados em tempo real, tudo com o melhor custo benefício do mercado! Nunca foi tão fácil gerenciar o planejamento de suas atividades operacionais com tanta qualidade e eficiência.

Acesse nosso site para mais informações:

tracepack.com.br
contato@tracepack.com.br
(+55) 43 991201148

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish