Sustentabilidade no meio da floresta!

Atualmente, a visão sustentável é prioritária nos planos estratégicos das empresas da cadeia produtiva de árvores plantadas e por isso, os desafios de sustentabilidade ambiental estão sendo cada vez mais discutidos por setores empresariais, bem como governamentais e sociais. O conceito se apoia em três pilares: Econômico, Ambiental e Social.

A regulamentação da produção e consumo de produtos visam garantir que as próximas gerações possam desfrutar de recursos naturais e indispensáveis à vida, um clima equilibrado e fontes de energia renovável. Alinhar resultados financeiros, conservação ambiental e bem-estar da população é condição para o sucesso, o desenvolvimento e a continuidade do próprio negócio.

Diante disso, o cultivo de florestas plantadas com foco na sustentabilidade ambiental tem aumentado. O Brasil está em segundo lugar no ranking de país com a maior área de florestas do mundo, possuindo cerca de 7,84 milhões de hectares de florestas (1 hectare equivale a 1 campo de futebol oficial). Desse total, 5,6 milhões de hectares são florestas plantadas sustentáveis de espécies de eucalipto ou pinus. Analisando a conservação de solo, sua cobertura vegetal recupera áreas degradadas, contribui para o abastecimento dos recursos hídricos e preserva o habitat natural para a fauna e flora nativa. São árvores que se desenvolvem aliando produtividade, equilíbrio do ecossistema e a melhoria ambiental das comunidades ao seu entorno.

A indústria de árvores plantadas investe e trabalha ativamente para alcançar a sustentabilidade em todo o ciclo de produção, melhorando processos e adotando as melhores práticas socioambientais. As práticas de manejo das florestas partem do princípio que seus bens e serviços devem ser sustentáveis, a diversidade biológica conservada e os impactos socioeconômicos positivos.

Uma produção limpa se transforma em autossuficiência energética

Almejando um ciclo de produção limpa, as empresas de árvores plantadas também se aproximam da autossuficiência em energia. Além disso, é crescente o consumo energético de fontes renováveis, como a biomassa. O objetivo é atingir um balanço ambiental cada vez mais positivo, no qual se destaca a contribuição do setor para o equilíbrio do clima global.

Existem estudos que já comprovam que o cultivo de eucalipto – com ciclo de 7 anos – contribui também com a biodiversidade. Dois exemplos sobre essa contribuição: os plantios de eucalipto servem de passagem para animais transitarem com segurança de um trecho de mata nativa a outro. Além disso, a preservação da mata nativa, que é feita pelas empresas do setor, promove a conexão entre fragmentos destas matas, o que favorece a subsistência de animais de topo de cadeia.

Parceiros da Floresta!

Os plantios são feitos pelas empresas do setor e por meio de importantes programas de fomento, criando valor social em regiões brasileiras distantes dos grandes centros, valorizando pequenos e médios produtores e diminuindo a pressão sobre florestas naturais e recuperar solos degradados.

Através desses programas, as empresas criam parcerias de longo prazo com pequenos produtores, o que permite que eles participem da sua cadeia produtiva, fornecendo madeira de árvores plantadas em suas propriedades e, muitas vezes, desenvolvendo outras atividades que ajudam a reforçar a renda familiar.

Ao lidar com milhares de pessoas no campo, os programas de fomento também diversificam atividades locais, geram emprego e renda; e contribuem no desenvolvimento das comunidades nas quais os plantios e as unidades industriais estão inseridos.

Pensando em todas essas variáveis, a Trace Pack fornece soluções que direcionam o produtor a produzir mais a mesma disponibilidade de recursos, gerando produtividade com sustentabilidade!

A solução Trace Machine possibilita total controle de dados com base nos resultados obtidos, fazendo com que esses dados se transformem em decisões mais assertivas, lucrativas e sustentáveis.

Acesse nosso site e conheça nossas soluções:

tracepack.com.br
contato@tracepack.com.br
(+55) 43 991201148

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortugueseSpanish