Eficácia e eficiência no campo: economia de combustível em máquinas pesadas

Em tempos de incertezas e preços de combustíveis nas alturas, a busca pela economia aliada a eficiência podem fazer a diferença quando o assunto é gestão, e no campo, não é diferente. Nesse sentido, desenvolver estratégias que abarque tais qualidades se tornou imperativo no cotidiano do gestor. Uma dessas estratégias afeta tanto o bolso quanto a tomada de decisão: a economia do combustível.

Quando falamos em economia de combustível, inúmeras situações estão envolvidas. Isso significa que a escolha do combustível a ser utilizado, a calibragem dos pneus e a tecnologia empregada, podem influenciar o desempenho da máquina e, dessa forma, afetar de maneira direta a economia que o gestor busca. A seguir, algumas dicas importantes que podem te ajudar na economia do combustível e contribuir para um desempenho eficaz no dia-a-dia da empresa.

Escolha da máquina – A escolha de qual máquina se adequa a realidade e as necessidades do empreendimento é primordial, afinal, de nada adianta uma máquina potente e que demandará alto investimento e dispêndio de combustível se o que você procura é algo que fará um trabalho mediano mas de forma eficaz. Escolher a máquina certa para o trabalho certo é o primeiro ponto a ser destacado.

Revisão periódica – Seja pela correria do cotidiano ou por descuido, a falta de uma revisão periódica é fator grave para a empresa. Uma revisão com um profissional capacitado permite avaliar como está a máquina utilizada, quais as reais necessidades e reparos que ela precisa, além de evitar problemas futuros que podem despender tempo e dinheiro. Nesse sentido, se programe para uma revisão periódica que seja capaz de avaliar questões como motor, desempenho, combustível e entre outros.

Combustível – O uso de combustível de má qualidade tende a afetar o desempenho da máquina e aumentar custos. Por isso, é importante que ao abastecer você saiba qual a procedência e a qualidade do produto que está utilizando. Dependendo do combustível adulterado, a perda pode ser irreversível.

Pneus – Avaliar a calibragem dos pneus pode soar como tarefa trivial, entretanto, é algo que requer sempre atenção de quem opera a máquina. Um pneu calibrado e em dia ajuda no desempenho e permite que o trabalho seja realizado de forma eficaz. Já o descuido com os pneus pode acarretar em perdas que refletirão no curto, médio e longo prazo, podendo afetar toda a produção.

Tecnologia – A tecnologia adequada com foco nas reais necessidades e potencialidades da máquina é um fator diferencial. Com o uso de algoritmos com informações importantes para o gestor, a tendência é a otimização de tempo gerando aumento da produtividade e diminuição dos custos. A tendência é que, cada vez mais, as máquinas estejam interligadas a sistemas que busquem facilitar o dia-a-dia no campo.

“Com a solução Trace Machine, o cliente consegue enxergar em tempo real o que está acontecendo em sua operação em campo. O acesso à esses dados geram Insights, inteligência operacional para tomadas de decisões rápidas e que geram redução de custos (principalmente de combustível), aumento de eficiência e aumento de produtividade de forma sustentável!

Quer entender como reduzir seus custos operacionais? Vamos juntos nessa jornada de transformação digital realizar a Agricultura de Decisão no Campo!”

Redação: César H.S. Rezende

Acesse nosso site e conheça nossas soluções:

tracepack.com.br

contato@tracepack.com.br

(+55) 43 991201148

Cesar Rezende

About Cesar Rezende

Sou um TracePacker - Jornalista, mestre em Administração com ênfase em Política e Gestão Socioambiental pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e cursando MBA em Gestão Tributária pela USP/Esalq.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish