03 dicas para garantir a eficiência operacional

Garantir a eficiência operacional das máquinas é o principal objetivo de produtores e empresas. Nesse sentido, algumas estratégias podem ser úteis para alcançar essa meta.

Pensando nisso, o blog da Trace Pack conversou com especialistas no assunto e no texto de hoje vamos apontar 3 dicas para garantir a eficiência operacional das máquinas e com isso gerar mais agilidade e menos custo na tomada de decisão.

1 – Uso de dados em tempo real

O uso de dados em tempo real é uma estratégia importante em maquinários. Seja na floresta, no agronegócio e no setor sucroenergético, a tomada de decisão com o uso de dados favorece o produtor, agiliza o cotidiano do operador da máquina e, além disso, pode gerar menos custo na operação.

O engenheiro de dados, Gustavo Rodrigues acredita que a estratégia gera uma operação menos custosa. “Utilizando os dados de quanto tempo a máquina ficou ligada e produzindo em um mês em comparação ao desempenho esperado pelo cliente ou comparado a uma outra máquina. Podemos pegar o tempo da máquina ligada + quanto de combustível ela consumiu, ou quanto tempo ligada + quanto ela colheu”.

Para o engenheiro de dados, Gustavo Rodrigues, a estratégia gera uma operação menos custosa.

O Trace Machine, sistema embarcado da Trace Pack, é um exemplo de um sistema que utiliza dados em tempo real. O sistema desenvolvido pela startup funciona em tratores, maquinários de manejo, pulverizadores, colheitadeiras e garante que a máquina tenha eficiência operacional e uma produção menos custosa.

2 – Sistemas embarcados

A tecnologia embarcada auxilia na manutenção de equipamentos pesados e, além disso, é capaz de reunir dados que contribuem para o aumento de sua confiabilidade e disponibilidade, além de insights para a tomada de decisão.

Um exemplo é o sistema Trace Machine, citado anteriormente. No caso brasileiro, o parque de máquinas agrícolas é muito amplo, logo, máquinas com mais de 20 anos de operação podem utilizar o Trace Machine.

TRACE MACHINE, sistema embarcado da Trace Pack

Renan Salvador, CEO da Trace Pack, destaca que esse tipo de sistema pode ser instalado em qualquer máquina. “O sistema da Trace Pack funciona em máquinas de qualquer cor, modelo ou ano. Conseguimos extrair dados valiosos que aumentam a produção e eficiência da operação”.

Na área agrícola de grãos e fibras é possível instalar o sistema embarcado, como o Trace Machine, em tratores, maquinários de manejo, pulverizadores, colheitadeiras, entre outros.

3 – Gestão baseada em insights e tomada de decisão

Com o uso de dados em tempo real, além de um sistema de tecnologia embarcado que funcione de forma efetiva, a gestão do maquinário deve ser guiada por insights que garantam a tomada de decisão. 

A falta de gerenciamento e medição, seja por parte do gestor ou operador de máquina, pode se tornar um problema se não tratado da forma adequada.

“A tecnologia ajuda a ter mais controle, centralizando as informações de uma quantidade alta de maquinas em um único local, possibilitando tomar decisões relacionadas a operação e converter as horas de trabalho improdutivas em horas produtivas”, destaca Leibniz Zambianco, engenheiro com especialização em projetos de tecnologia agricola.

Com isso, a inteligência de dados gera insights para a tomada de decisão em tempo real. Isso implica em otimização de processo, melhoria contínua na comunicação, agilidade em busca de alternativas e, sobretudo, menor custo e aumento de eficiência operacional.

Conheça o TRACE MACHINE e ficar por dentro das novidades e conteúdos da Trace Pack!

Assine nossa newsletter: https://tracepack.com.br/

Produção e Conteúdo: César H.S Rezende

Arte: Luana Jardim

About Cesar Rezende

Sou um TracePacker - Jornalista, mestre em Administração com ênfase em Política e Gestão Socioambiental pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e cursando MBA em Gestão Tributária pela USP/Esalq.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortugueseSpanish